Clássicos do futebol: as 11 maiores rivalidades do Brasil

O futebol é muito mais que apenas um esporte: é a emoção da torcida a cada vitória, o choro nas derrotas, é a paixão dos torcedores pelo seu time de coração!

E tudo isso se intensifica quando se trata dos clássicos, — onde multidões se juntam para prestigiar esse momento sempre tão esperado que disputar a vitória contra seu maior rival.

Mesmo se você não é fanático por futebol, deve ficar apreensivo quando acontece aquele clássico, não é mesmo? Em todo nosso país, há vários desses encontros de gigantes, então, a Palpites separou os 11 maiores clássicos do futebol brasileiro para falar um pouco desses rivais em campo. Para conferir quem são, continue com a gente e boa leitura!

1. Vasco da Gama X Flamengo

Vamos começar com a disputa mais clássica do Rio, — a famosa partida conhecida como “Clássicos dos Milhões” —, onde podemos ver uma rivalidade tanto dentro como fora do campo.

A rivalidade desse time começou antes mesmo do futebol, quando ambos ainda eram apenas da modalidade do remo. A primeira partida no campo aconteceu em 26 de março de 1922 no Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Os times já se enfrentaram 396 vezes, com 153 vitórias para os rubro-negros, 131 para os cruz-maltinos e 122 empates. E todos os vascaínos e flamenguistas devem lembrar momentos marcantes sobre esse clássico que já teve goleada para ambos os lados. Quem viu, com certeza, lembra do histórico 4 X 4 do Brasileirão de 2019, não é mesmo?

Vasco X Flamengo 2019

2. Corinthians X Palmeiras

Esses são dois times com muita, mas muita rivalidade!

Conhecidos como o famoso “Dérbi Paulista“, os jogadores do verdão e os guerreiros da Gavião da fiel já entraram em campo 373 vezes; com 131 triunfos para o Palmeiras e 129 para o alvinegro.

Somando um total de 113 empates. Disputa sempre bem acirrada, afinal, quem que quer perder esse clássico, não é?

Palmeiras X Corinthians

3. Santos X São Paulo

Com 320 jogos, 985 gols, nessas partidas, foram apenas 75 vezes! Nas outras, 107 a vitória foi concedida para o Santos e as outras 138 para o São Paulo!

Essa disputa é a famosa disputa entre San-São, que se enfrentam desde 1930, e os rivais sempre com muita garra e determinação para ganhar as partidas.

Santos X São Paulo

Paulistão 2023: quando começa, onde assistir e os favoritos!

4. Flamengo X Fluminense

Alguns dos termos que esse embate são: o famoso Fla x Flu ou o conhecido “Clássico das multidões“! Um dos confrontos mais esperados não só do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil.

Os tricolores e os rubro-negros já se enfrentaram 436 vezes, com 159 vitórias do Flamengo, 137 do Fluminense e 140 empates.[

Fla X Flu

Tudo sobre o Campeonato Carioca 2023: disputa, datas e mais!

5. Corinthians X São Paulo

Esse é o “Clássico Majestoso“, o embate entre os dois maiores times do país! Eles já se enfrentaram 355 vezes, contando 132 vitórias para o Corinthians e 109 para o Tricolor Paulista!

Fora as outras 114 que foram empate. Além disso, em todos esses jogos tivemos 981 gols!

Corinthians X São Paulo

6. Internacional X Grêmio

O Gre-Nal, como é conhecido, é o encontro de dois grandes rivais, que já se enfrentaram pelo menos 435 vezes. Nessas disputas, os jogos sempre foram muito acirrados, com 159 vitórias coloradas e 138 tricolores.

E as outras 138 ficam empatadas. Infelizmente, também houveram muitas brigas, tanto entre os jogadores quanto entre os torcedores, inclusive os clubes também foram punidos diversas vezes pelos ocorridos.

Um dos mais memoráveis foi o primeiro jogo disputado pela Libertadores de 2020, justamente pelo número de jogadores expulsos. 8 cartões vermelhos para cada lado e muita pancadaria generalizada iniciada aos 41 minutos do segundo tempo.

Gre X Nal

Gauchão 2023: saiba tudo sobre o Campeonato Gaúcho!

7. Atlético-PR X Coritiba

O duelo entre esses times é denominado como AtleTiba, um dos maiores do estado do Paraná e também nacional!

Já jogaram mais de 380 vezes, sendo muitas na final do campeonato estadual. Com 38 títulos para o Coritiba e 26 para o Furacão.

Dizem que a rivalidade entre eles é tão grande que independentemente dos times estarem jogando entre si, já que eles sempre torcem pela derrota do seu rival.

Coxa X Atlhético

8. Ceará X Fortaleza

Essa é uma rivalidade de mais de 100 anos, com o primeiro embate lá em 1918. Durante todo esse período os times já se enfrentaram 595 vezes, com a vitória para o maior negro em 204 vezes, quanto o tricolor acumula 179.

Além disso, 212 dessas partidas deram empate! Quando entram em campo não estão para brincadeira mesmo.

Fortaleza X Ceará

9. Bahia X Vitória

Quando esse encontro ocorre é sempre fervoroso. Em Salvador, é o famoso BA-VI! Os dois já somam 494 embates, sendo esses:

  • 185 vitórias para o Tricolor de Aço, 156 para o Leão da Barra e 154 empates.

Bahia X Vitória

10. Atlético-MG X Cruzeiro

Esses são rivais até na contagem das vitórias e derrotas, não concordando até hoje sobre esse número.

  • Para o Cruzeiro: 478 jogos, 170 vitórias, 195 derrotas e 132 empates;

  • Já para o Atlético: 516 disputas, 208 vitórias, 171 derrotas e 137 empates.

Será que algum dia vão entrar em consenso? Nós acreditamos que não!

Atlético-MG X Cruzeiro

Campeonato Mineiro 2023: quando começa, favoritos e mais!

11. Remo X Paysandu

Donos do famoso RE-PA, Remo e Paysanu já se enfrentaram mais de 750 vezes, esse é um dos embates mais esperados no Pará, que todos param para assistir!

Desses confrontos, o Remo acumulou 260 vitórias, enquanto o Paysandu 230, mas com outras 260 partidas empatadas!

Re X Pa

Confira mais na Palpites: Copa do Nordeste 2023: saiba tudo sobre a “Lampions League

Viu só? Duvido que você já não tenha visto pelo menos metade desses times juntos em campo e percebeu como as torcidas estavam a todo vapor cantando nas arquibancadas, — isso se você não estava lá presente também!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para ver mais curiosidades sobre futebol, — continue seguindo o blog da Palpites. Nos vemos na próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *