O futebol feminino já passou por vários altos e baixos em toda sua história. Para base de comparação, enquanto o time brasileiro masculino acumulava 3 títulos de Copas do Mundo, a modalidade feminina ainda era proibida no país. Apesar disso, o esporte já superou muitas barreiras e continua em uma crescente.
E aí, ficou curioso para conhecer mais sobre o futebol feminino? Então, siga sua leitura e venha conhecer a história dessa modalidade, o panorama atual, maiores times do Brasil e do mundo e muito mais. Role a página e confira!
História do futebol feminino no Brasil e no mundo
O futebol é um esporte muito antigo. Apesar disso, a prática por mulheres demorou anos para ser legalizada. Segunda a FIFA (Federação Internacional de Futebol), a primeira partida de futebol feminino aconteceu em março de 1885, em Londres, na Inglaterra.
O primeiro registro oficial foi o da fundação do “Ladies Football Club“, na Inglaterra, feito em 1894 por uma ativista chamada Nettie Honeyball. Apesar disso, foi apenas em 1969 que a Federação Inglesa de Futebol criou oficialmente o ramo feminino. Em 1971, a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) pediu para os países oficializarem o futebol feminino em seus países.
Depois disso, a popularidade do esporte feminino foi crescendo e atingindo diversos países. No Brasil, as primeiras partidas que contavam com a participação de mulheres foram registradas em 1908. Mas foi apenas nos anos 20 que os jogos começaram a acontecer.
Até os anos 40, o esporte era visto apenas como algo de periferia, mas quando os jogos começaram a tomar proporções maiores, uma parcela da população começou a ficar enfurecida. Isso levou a proibição do futebol feminino em 1941.
Foi apenas em 1979 que a lei que proibia mulheres de praticar o futebol foi revogada e, apesar do fim da proibição, muitos ainda não aprovavam a prática.
Em 1983, o futebol feminino foi regulamentado, e finalmente autorizado a participar de competições e ensinar em escolas. Após isso, a modalidade teve alguns marcos muito importantes. Dê uma olhada:
-
1991 – CBF assume a seleção brasileira feminina e acontece a primeira copa da FIFA;
-
1996 – Primeira Olimpíada com a presença do futebol feminino;
-
1999 – Brasil fica na 3.ª colocação da Copa do Mundo feminina e recebe a primeira medalha.
Qual é o panorama do futebol feminino brasileiro atualmente?
A partir de 2019, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) obrigaram todos os times nacionais a abrirem um departamento feminino. Essa atitude foi tomada visando incentivar a prática do esporte.
Atualmente, existem competições femininas nacionais nas categorias Série A-1, Séria A-2, Brasileiro Sub 16 e Brasileiro Sub 18. Além disso, o ranking da CBF conta com 101 times. A seleção brasileira feminina atualmente possui diversas vitórias e acumula vários títulos. Entre eles estão:
-
Ouro em 7 Copas América, 3 Jogos Pan-Americanos, 7 Torneios Internacionais de Futebol Feminino e outros;
-
Prata em 2 Olimpíadas, 1 Copa Ouro Feminina, 2 Olimpíadas e outros;
-
Bronze em 3 Universíadas e 1 Copa do Mundo.
Apesar das melhoras significativas no panorama desse esporte, as atletas continuam enfrentando muitas dificuldades. Dentre elas, a desigualdade de salarial, espaço na mídia e a falta de valorização.
Pensando em começar a apostar no futebol femino? Então, confira nosso post sobre as melhores casas de apostas para iniciantes!
Quais são os melhores times do futebol feminino atualmente?
Segundo o ranking mais recente da IFFHS (International Federation of Football and Statistcs), divulgado em janeiro de 2022, os melhores times de futebol feminino do mundo são:
-
FC Barcelona da Espanha – 225 pontos;
-
Chelsea FC da Inglaterra – 40 pontos;
-
Corinthians do Brasil – 30 pontos;
-
Olympique Lyon da França – 25 pontos;
-
Ferroviaria do Brasil – 20 pontos;
-
FC Bayern München da Alemanha – 15 pontos;
-
Paris SG da França – 15 pontos;
-
Portland Thorns dos Estados Unidos – 10 pontos;
-
Juventus FC da Itália – 10 pontos;
-
VFL Wolfsburg da Alemanha – 5 pontos.
Já no Brasil, o ranking divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) considera o desempenho das equipes em competições nas últimas cinco temporadas. Dê uma olhada:
-
Corinthians – 11.680 pontos;
-
Ferroviária – 8.848 pontos;
-
Internacional – 8.460 pontos;
-
Avaí-Kindermann – 8.336 pontos;
-
Flamengo – 8.120 pontos;
-
Santos – 8.088 pontos;
-
Palmeiras – 7.840 pontos;
-
São Paulo – 7.608 pontos;
-
São José – 7.512 pontos;
-
Grêmio – 7.192 pontos.
Você pode se interessar também por nosso post sobre o Paulistão 2023. Acesse e confira todas as informações sobre o campeonato!
Como a mídia tem feito a cobertura do esporte para as mulheres?
Durante anos, os times tiveram que lutar para conseguir que o esporte feminino fosse reconhecido e tivessem o direito de praticá-lo. Apesar de já terem esses direitos, a cobertura do futebol feminino ainda é muito baixo em relação ao masculino.
Segundo um estudo realizado pela Unesco em 2021, as modalidades femininas de diversos esportes representam 4% de toda a cobertura de imprensa.
Atualmente, as exibições do esporte no Brasil não acontecem em um mesmo canal. A Copa do Mundo de Futebol Feminino será transmitida em TV aberta pela Rede Globo e Band TV. Na TV fechada o responsável pela exibição será o SporTV. Já o Brasileirão Feminino, até 2024, será transmitido pela Band TV e, na televisão fechada, também pela SporTV.
Quais as dificuldades ainda enfrentadas por elas?
Desigualdade de gênero, precariedade dos clubes e falta de espaço na mídia ainda são problemas enfrentados pelas jogadoras do futebol feminino. Em 2018, as mulheres recebiam, em média, R$ 250 a diária, enquanto homens recebia R$ 1.600. Foi só no ano de 2021 que a CBF igualou o salário das jogadoras da Seleção Brasileira com os dos atletas masculinos.
Além disso, existem outros fatores afetam elas, como o menor interesse do público e patrocinadores, descaso de alguns clubes e falta de investimentos de modo geral. E aí, você acha que esse panorama vai mudar em breve? Nós esperamos que sim e que as mulheres alcancem marcas cada vez mais incríveis.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo! Aproveite e confira nosso post sobre os 12 melhores camisas 10 da história do futebol! Até mais!